segunda-feira, 18 de outubro de 2010

conversa com a consciência - a razão da existência humana


Penso que estamos analisando pela perspectiva errada a razão da existência humana. O ser humano individualmente é insignificante para o sistema de energias que rege as leis existênciais. Não é a alma que reencarna e mesmo que reencarne, o que isso muda para a nossa percepção individual como ser humano? Não é sua iluminação individual que importa para a existência, porque  individualmente não terás força suficiente para modificar o sistema. Porém a humanidade unida, sim, tem este poder. Você é importante individualmente para o coletivo, para a humanidade e para as forças que regem as leis da existência.
O que devemos entender por reencarnação é o conhecimento adquirido pela humanidade durante a história conhecida. O que é real e que nos importa é que os antigos homens, através da filosofia, conseguiram perceber a existência destas forças que regem o universo. E o mais importante é que eles registraram isso através da palavra oral ou escrita. Estes registros formam a reencarnação do mundo. O objetivo era a busca da sabedoria da razão da nossa existência através da continuidade destes registros de pensamentos. O homem atual tem uma imensidade de informação que pode ser utilizada para a busca da iluminação, não só do indivíduo, mas da humanidade.
O ser humano deve buscar sua iluminação, porque desta forma, conseguiremos auxiliar o mundo a encontrar sua iluminação. O mundo não alacança sua iluminação através do conhecimento, para nossa percepção, esta iluminação irá se revelar fisicamente através da perpetuação do mundo e das espécies que o habitam. A iluminação do mundo é manter-se vivo. E a razão do homem hoje é impedir que o mundo acabe. E a razão da existência do homem é viver em harmonia com o mundo.
Uma  analogia, já conhecida, e que ajuda a compreender a importância do homem no sistema das leis que regem a existência, é comparar o mundo com uma célula do fígado humano. O fígado é o universo que nós conhecemos e o homem é uma partícula que habita a célula. Dependendo das atitudes das partículas elas interferem na saúde da célula, que irá  influenciar consequentemente na saúde do fígado. Uma célula podre sozinha não irá afetar o fígado ao ponto deste adoecer, porém, várias células doentes formarão um câncer que irá destruir o fígado.
Um único homem existindo no mundo mesmo que sua atitude fosse ruim poderia não prejudicar a exitência, porém a humanidade, como já estamos vendo, está se tornando o câncer do mundo. Nosso mundo adoecido irá descontrolar o sistema solar, que poderá criar, junto a outras sistemas doentes, o câncer no universo. A razão da existência humana é manter o equilíbrio do universo e por isso somos importantes como indivíduos. O próprio universo pode simplesmente ser uma pequena partícula de uma célula muito maior.
Precisamos fazer o melhor para o nosso mundo, mantendo-o saudável, para isso precisamos nos manter saudáveis com consciência da nossa importância como grupo, tendo que ajudar outros homens para que todos tenham a mesma saúde e conhecimento – ou seja, iluminação – para que nossa função, dentro das leis que regem o universo, seja realizada mantendo a ordem e o seu equilíbrio natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário